Press "Enter" to skip to content

Promessa de novas medidas de estímulo à economia americana anima mercado

(Foto: Divulgação)

Notícias positivas vindas dos Estados Unidos. Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (FED, o banco central americano) e Steven Mnuchin, secretário do Tesouro (o equivalente a Ministro da Fazenda), realizaram uma apresentação remota para o Comitê Bancário do Senado americano, e defenderam uma ampliação das medidas de apoio à economia.

O comunicado ocorreu poucos dias depois de Powell ter sugerido que a economia americana pode precisar de mais estímulos fiscais. Há uma divergência no governo americano. Até agora, a Casa Branca e o Senado (controlado pelo Partido Republicano), indicaram que não querem ampliar o pacote de estímulos. Pelo menos não por agora. Ambos vêm ignorando a proposta da Câmara dos Deputados (controlada pela oposição Democrata) de injetar US$ 3 trilhões na economia.

O momento é propício para injetar dinheiro na economia. À medida que mais Estados americanos autorizam as companhias a voltar a operar, o governo está finalizando um programa de oito semanas para canalizar dinheiro para pequenas empresas, de modo a evitar demissões. Há mais medidas no forno, para apoiar companhias de maior porte e municípios que levantaram recursos emitindo títulos de dívida, algo comum nos Estados Unidos.

A notícia de um reforço nos estímulos econômicos compensou a decepção no fim da tarde da terça-feira (19), quando relatórios científicos levantaram dúvidas sobre os resultados dos testes da Moderna Therapeutics. A companhia farmacêutica havia anunciado sucesso em testes de uma vacina contra o coronavírus, o que gerou uma grande animação entre os investidores. No entanto, o resultado dos testes foi considerado menos conclusivo do que se imaginava a princípio, o que esfriou os ânimos.

Ainda vai levar tempo para que alguma das 118 vacinas contra o coronavírus que estão sendo desenvolvidas seja uma solução definitiva para conter a pandemia e levar a economia de volta à normalidade. No entanto, enquanto isso não ocorre, a gradual volta das empresas à atividade, conjugada à adoção de estímulos econômicos, vem sustentando o mercado americano.

Mercados não param no feriado

Nesta quarta-feira começa o feriadão em São Paulo, com a antecipação dos feriados do dia de Corpus Christi e do dia da Consciência Negra nesta semana, a adoção de um ponto facultativo na sexta-feira (22) e a antecipação do feriado de 9 de Julho (Revolução Constitucionalista) para a segunda-feira (25). Apesar do feriado, os mercados funcionam normalmente.

Indicadores

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) variou 0,01% no segundo decêndio de maio, muito abaixo do 1,00% registrado no segundo decêndio de abril, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) na manhã desta quarta-feira (20). Segundo a Fundação, a “queda de braço” entre os preços dos alimentos e os preços dos combustíveis continua. Em maio, inflação dos alimentos desacelerou, mas os preços dos combustíveis passaram a cair menos. A previsão é que o aumento da gasolina nas refinarias pressione o IGP-M no acumulado de maio.

Apesar da indefinição política e do aumento do número de casos da covid-19 no Brasil, o mundo segue animado com a volta da economia nos EUA e por aqui seguimos na mesma esteira. Os contratos futuros do índice americano S&P 500 estão em alta, assim como os contratos do Índice Bovespa. No entanto, devido à perspectiva da possível divulgação do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, não se descarta uma sessão de volatilidade elevada (leia mais abaixo).

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *