Press "Enter" to skip to content

Bolsas da Ásia fecham em alta com esperança de vacina contra covid-19; Europa opera em baixa

(Foto: Shutterstock)

Após a empresa americana Moderna ter divulgado, na última segunda-feira, 18, que obteve resultados positivos acerca de uma possível vacina contra o novo coronavírus, causador da covid-19, as Bolsas da Ásia fecharam em alta generalizada nesta terça-feira, 19.

De acordo com a empresa americana, a primeira vacina contra o novo coronavírus testada em pessoas parece ser segura e capaz de estimular uma resposta imunológica contra o vírus. Os resultados são baseados na reação das oito primeiras pessoas que receberam, cada uma, duas doses da vacina, a partir de março.

Leia Também
Vacina contra coronavírus testada em humanos gera resposta segura, diz farmacêutica
Vacina contra coronavírus testada em humanos gera resposta segura, diz farmacêutica

Já na Europa, as Bolsas abriram o pregão em alta moderada, ampliando os fortes ganhos de segunda, ainda reagindo à notícia sobre a vacina e também ao gradual relaxamento de quarentenas na Europa e nos Estados Unidos e a um fundo conjunto de 500 bilhões de euros para combater os impactos da covid-19.

Porém, ao longo desta manhã, com resultados sendo divulgados, os sinais viraram e os índices começaram a cair.

As principais influencias no velho continente são ações da Telecom Italia, que estão com forte queda de 5,9%, depois de ter decepcionado em receita no balanço do primeiro trimestre, e as montadoras, como as francesas Renault (-3,8%) e Peugeot (-4,8%), após divulgação de que os registros de carros na União Europeia sofreram expressiva queda, diante do impacto da pandemia de coronavírus.

Bolsas da Ásia
O índice acionário japonês Nikkei subiu 1,49% em Tóquio, a 20.433,45 pontos, enquanto o chinês Xangai Composto avançou 0,81%, a 2.898,58 pontos. Em outras partes da Ásia, o Hang Seng se valorizou 1,89% em Hong Kong nesta terça, a 24.388,13 pontos, o sul-coreano Kospi avançou 2,25% em Seul, a 1.980,61 pontos, o Taiex subiu 1,12% em Taiwan, a 10.860,44 pontos, e o Shenzhen Composto – índice chinês formado por empresas de menor valor de mercado – registrou ganho de 1,26%, a 1.823,57 pontos.

Na Oceania, a Bolsa australiana seguiu a onda positiva asiática e terminou o pregão em seu maior patamar em dez semanas. O S&P/ASX 200 avançou 1,81% em Sydney, a 5.559,50 pontos.

Bolsas da Europa
Às 5h11, no horário de Brasília, a Bolsa de Londres caía 0,25%, a de Frankfurt recuava 0,33% e a de Paris se desvalorizava 0,67%. Já em Milão e Madri, as perdas eram de 0,91% e 1,59%, respectivamente. Exceção, o mercado de Lisboa subia 0,30%.

Petróleo
Os contratos futuros de petróleo operam em alta de mais de 1% na madrugada desta terça-feira, ampliando robustos ganhos de mais de 7% da sessão anterior, ainda favorecidos pela notícia de que a empresa de biotecnologia Moderna teve resultados positivos em testes com uma vacina contra coronavírus e ao gradual relaxamento de quarentenas na Europa e nos EUA. Às 4h15 (de Brasília), o barril do petróleo WTI para julho subia 1,55% na Nymex, a US$ 32,14, enquanto o do Brent para o mesmo mês avançava 1,32% na ICE, a US$ 35,27.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *