Press "Enter" to skip to content

Como ser um líder que motiva a equipe?

(Foto: Shutterstock)

Como um líder deve motivar a própria equipe? A motivação vem de dentro de cada um. Ninguém consegue transferi-la para o outro. O que se deve fazer é estimular. Mas como estimular?

A primeira coisa a se preocupar é com a parte comportamental, pois a pessoa estar motivada vem do comportamento dela, de como ela vê as coisas.

Confira alguns pontos selecionados por Erika Linhares, executiva especializada em soft skills e pedagoga, que são fundamentais para motivar a equipe:

Lealdade

Existe lealdade dos seus colaboradores com o líder? Sem lealdade, não há engajamento, nem motivação. O líder precisa estimular que eles sejam leais aos objetivos da empresa. Lealdade não tem a ver com gostar necessariamente do líder, mas sim ser leal com o que se comprometeu a fazer e respeitar a instituição em que atua.

O funcionário deve se perguntar: “É isso mesmo que eu quero? O que estou fazendo está de acordo com os propósitos e objetivos da empresa?”

Crie um time

Pessoas não são seres individuais em uma corporação, elas fazem parte de um todo, de um time e de um objetivo em comum. É importante que o líder estimule o espírito de equipe e que cada um entenda que sempre pode ter algo a contribuir. Ora ela ajuda, ora ela será ajudada.

As pessoas não conseguem ser motivadas se não estiverem inseridas neste contexto. A integração é fundamental. Ensine-os a serem empáticos, a se colocarem no lugar do outro, a ajudar. Eles precisam ser parceiros. Se o funcionário se sente abraçado na equipe, facilmente irá se motivar.

Acompanhe e seja um líder justo

O ideal é que o líder fique próximo dos seus funcionários nas atividades e entregas dentro dos prazos. O acompanhamento é fundamental para que ele se sinta motivado. Por isso, é fundamental dedicar tempo para gerir a equipe.

Se a tarefa está sendo feita da maneira errada, sente junto e ajude a pensar em uma solução. O mesmo vale para aquele que está contribuindo super bem e nunca se sente reconhecido pelo trabalho. Dê feedbacks. Com isso, o líder corrige a rota e acelera cada vez mais a equipe a dar o melhor de si.

Celebre

Faça pequenas comemorações de acordo com cada conquista. A comemoração genuína que se justifica é o combustível para manter todos motivados a continuarem firmes até o objetivo final.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *