Press "Enter" to skip to content

Via Varejo divulga desempenho de vendas e aquisição de empresa de logística

(Foto: Divulgação)

A Via Varejo (VVAR3), dona das Casas Bahia e Ponto Frio, informou nesta segunda-feira (27) que as vendas das 200 lojas abertas após o início da flexibilização do isolamento social se aproximaram do mesmo patamar registrado antes do fechamento dos pontos.

No começo da quarentena, o grupo perdeu 70% das vendas após interromper a operação das lojas, passando a operar apenas no varejo eletrônico pelo site e aplicativos.

No acumulado das últimas seis semanas, a perda diminuiu para 48%, disse ontem o CEO da Via Varejo, durante uma live, ou seja, a companhia tem conseguido vender cerca de metade de sua venda anterior – e mantendo margens, sem ofertas tão agressivas em preços.

Segundo o CEO do grupo, Roberto Fulcherberguer, o braço digital passou a compensar boa parte da receita perdida com as lojas fechadas.

A Via Varejo também anunciou ontem a compra da empresa de tecnologia logística ASAPLog, que atua como uma espécie de Uber de entregas, conectando lojas e entregadores, mas o valor pago não foi informado. Segundo Fulcherberguer, a aquisição da Asap Log reduziu em 15 meses o plano de desenvolvimento do braço digital.

As ações da Via Varejo (VVAR3) foram a maior alta do Ibovespa na segunda-feira (27) ao avançarem 18,7% contra 3,9% do índice devido à notícia da aquisição da ASAPLog. Como a questão das vendas pós-pandemia é hoje a principal dúvida do varejo, os novos dados podem dar novo fôlego aos papéis no curto prazo.

Segundo o CEO, a empresa ganhou quase dez pontos percentuais de market share nas últimas semanas. Ainda segundo o executivo, a Via Varejo respondeu por 44% da venda on-line de celulares na semana passada.

Segundo ele, parte desse ganho vem da perda de vendas de marketplaces que operam apenas com venda de terceiros, e que estão desabastecidos por causa de lojistas que estão com limitações de crédito e compra. Apesar do executivo não ter citado nomes, os líderes do setor são Mercado Livre e B2W (Americanas e Submarino).

Em uma live na sexta-feira, o diretor financeiro, Orivaldo Padilha, disse que a companhia tinha cerca de R$ 800 milhões para investimentos neste ano, e que o valor foi reduzido para R$ 300 milhões, sendo que a maior parte desses recursos deve ir para a área de tecnologia.

O grupo tem 200 lojas abertas hoje e até a metade da semana serão 220 (22% do total de lojas do grupo), por conta da abertura gradual dos pontos, após decretos municipais e estaduais que permitem às reaberturas.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *