Press "Enter" to skip to content

Câmara e Senado votam pautas relacionadas à economia e ao coronavírus

(Foto: Agência Senado)

Nesta segunda-feira (13), o Congresso Nacional promete bastante movimentação. Tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado Federal colocaram nas suas respectivas Ordens do Dia pautas importantes para o governo federal, relacionadas à economia e ao combate à pandemia do coronavírus.

Na Câmara, a sessão do Plenário está marcada para as 14h e prevê a votação do auxílio a estados (PLP 149/19), seguida da votação da MP 905/19, do Contrato Verde e Amarelo. Além disso, há um projeto de lei (PL 873/20) que amplia o escopo de trabalhadores informais beneficiados com o auxílio emergencial de R$ 600 oferecido pelo governo.

Novamente, os projetos somente serão votados caso haja acordo entre lideranças partidárias. O substitutivo do Plano Mansueto, que diz respeito ao auxílio aos estados, havia sido considerado como uma “pauta-bomba”, mas deve ser reajustado de modo a limitar o socorro aos entes federativos, diminuindo seu impacto fiscal.

Já no Senado, a Ordem do Dia prevê a votação da PEC 10/2020, apelidada de PEC do Orçamento de Guerra. Aprovado sem muita dificuldade pelos deputados, o projeto cria um instrumento para impedir que os gastos emergenciais gerados em virtude do estado de calamidade pública sejam contabilizados no Orçamento da União. É muito provável que, apesar de estar na pauta, a votação não ocorra no dia de hoje devido a divergências sobre o texto e a necessidade da PEC.

A semana começa bastante movimentada no Legislativo e qualquer resolução sobre os temas acima pode animar, ou desanimar, o mercado local. Para economistas, a iniciativa do Contrato Verde e Amarelo e o auxílio aos estados e municípios é positiva, desde que o escopo da ajuda seja substancialmente reduzido.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *