Press "Enter" to skip to content

Crítica de Eduardo Bolsonaro tensiona relação entre Brasil e China

Parlamentares querem a destituição de Eduardo Bolsonaro da Comissão de Relações Exteriores da Câmara (Foto: Marcelo Camargo / Ag. Brasil)

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) foi às redes sociais para culpar a China pela pandemia do novo coronavírus. Segundo o deputado, o governo chinês teria escondido algo grave [o vírus] por ser uma ditadura.

A mensagem do filho do presidente não passou despercebida. O embaixador da China no Brasil, Yan Wanming, respondeu a Eduardo de forma dura nas redes sociais. Wanming disse que o deputado feriu a relação amistosa com o Brasil e que sua atitude “não condiz com o estatuto como deputado federal, nem a qualidade como figura pública especial”. Em seu perfil oficial, a Embaixada da China no Brasil considerou a fala de Bolsonaro filho “irresponsável” e insinuou que o deputado teria contraído um “vírus mental” em Miami.

O presidente da Câmara dos deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu pedir desculpas ao embaixador Yang Wanming em nome da casa legislativa, afirmando que as palavras de Eduardo Bolsonaro foram irrefletidas e fogem dos ritos da diplomacia.

Ainda que o vírus tenha surgido na China, diversos dados e relatos comprovam que não havia nenhuma vantagem para o governo chinês esconder a pandemia do resto do mundo. Todos somos vítimas do novo coronavírus e parece irresponsável continuar politizando uma questão séria como essa – coisa que o presidente Bolsonaro estava fazendo até ontem, mas recuou.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *