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Ambev lucra R$ 11,78 bilhões em 2019

(Foto: Divulgação / Ambev)

A Ambev (ABEV3) registrou lucro líquido de R$ 4,099 bilhões no quarto trimestre de 2019, alta de 22% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado do ano de 2019, o montante foi de R$ 11,780 bilhões, número 7,13% maior do que em 2018. A melhor performance é atribuída, principalmente, a expansão do Ebitda, menor alíquota efetiva de imposto de renda e menores despesas financeiras.

O lucro líquido ajustado da fabricante de bebidas foi de R$ 4,633 bilhões no quarto trimestre de 2019, 24,4% acima do registrado em igual período do ano passado. Em informe de resultados, a companhia afirma que a alta se deve a uma menor despesa de imposto de renda. No acumulado de 2019, o lucro líquido ajustado cresceu 8,5% ante 2018, atingindo R$ 12,549 bilhões.

O lucro consolidado do quarto trimestre foi de R$ 4,219 bilhões, alta de 21,80% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado de 2019, o montante foi de R$ 12,188 bilhões.O volume total de bebidas vendido no período foi de 47,3 milhões de hectolitros, expressando um aumento de 3,4% no comparativo anual. O importante segmento de cerveja no Brasil, porém, obteve volume de 23,6 milhões de hectolitros, crescimento de 1,4%. O resultado fraco na cerveja foi compensado pelo segmento NAB (non-alcohol beverages) brasileiro, cujo volume foi de 7,8 milhões de hectolitros, crescimento de 16%.

A receita líquida foi de R$ 15,85 bilhões, 1% a menos que no mesmo período de 2018 e abaixo dos R$ 16,2 bilhões esperados. No ano fechado, a receita foi de R$ 52,6 bilhões, acréscimo de 4,7%.

Já a geração de caixa medida pelo Ebitda foi de R$ 6,9 bilhões, levemente abaixo dos R$ 7 bilhões esperados, e 9,3% menos que o apresentado no quarto trimestre de 2018. Dessa forma, a margem Ebitda fechou o período em 43,7%, levemente acima dos 43,5% esperados.

O resultado da Ambev veio abaixo das expectativas e analistas esperam impacto negativo das suas ações. Porém, com o cenário macroeconômico conturbado, outros drivers podem atuar em paralelo no preço das ações no curto prazo.

O aumento do volume acompanhado de queda na receita líquida indica que a companhia diminuiu sua margem bruta decorrente da diminuição nos preços. Tal prática demonstra a perda do pricing power da Ambev frente aos novos concorrentes no mercado cervejeiro brasileiro.

Recentemente, foi notado um avanço em termos de market share da Heineken em âmbito mundial. A Ambev, embora continue apresentando resultados sólidos, vem apresentando perdas relevantes em termos de margem ao longo dos últimos períodos.

Além dos números fracos apresentados, a companhia diminuiu as projeções de margem Ebitda para o primeiro trimestre de 2020.

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