Press "Enter" to skip to content

Produção de óleo e gás da Petrobras cresce 5,4% em 2019

(Foto: Divulgação)

A Petrobras divulgou ontem (10), após o fechamento do mercado, os seus números de produção e de vendas referentes ao quarto trimestre de 2019.

A produção de óleo e gás alcançou a marca de 3,025 milhões de barris de óleo equivalente (BOE) por dia, o que representa novo recorde de produção da companhia para um mesmo trimestre. Em 2019, a média foi de 2,77 milhões diários, uma alta de 5,4% frente a 2018.

Já a produção na camada do pré-sal atingiu a marca dos 1,533 milhões de barris por dia no quarto trimestre de 2019, representando aumento de 46,4% ante o quarto trimestre de 2018.

A produção de barris em terra, águas rasas ou ultra profundas caiu em 2019. Porém, houve um aumento de 28 por cento na produção nas áreas de pré-sal, onde a empresa está priorizando a exploração. A produção do pré-sal representou 46% da produção em 2019 (38% em 2018).

O resultado da produção de petróleo e gás natural da Petrobras demonstram que a companhia está seguindo no caminho certo, buscando explorar os ativos em que a empresa possui mais experiência. Analistas esperam impacto positivo no preço das ações (PETR4) no curto prazo.

Recentemente, as suas ações têm caído no mercado. A avaliação dos especialistas é de que isso decorre principalmente por dois fatores: i) queda na cotação dos preços internacionais do barril de petróleo, e ii) a recente oferta de vendas das ações ordinárias por parte do BNDES e a eminente venda de ações preferenciais.

A expectativa é construtiva no longo prazo na medida em que a companhia está saindo de ativos não prioritários para se concentrar no pré-sal, onde possui vantagens competitivas e custos de extração baixos. O plano estratégico da companhia mostra-se preocupado em obter retornos sobre o capital investido de forma sustentável, e os recentes resultados têm apontado para um sucesso parcial disso.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *