Press "Enter" to skip to content

Quatro motivos para contratar e motivar a Geração Z

(Foto: Shutterstock)

A Geração Z chegou ao mercado de trabalho. Nascidos num contexto tecnológico desenvolvido, entre 1995 a 2010, esses jovens profissionais têm um enorme potencial, desde que os empregadores possam reconhecer e incentivar seus talentos.

A pesquisa “Geração Z e o Futuro do Trabalho”, realizada pela ServiceNow, entrevistou profissionais dessa geração para entender o que é mais importante para eles no trabalho. As descobertas desmistificam alguns estereótipos e percepções de que esses nativos digitais têm poucos períodos de atenção e são difíceis de gerenciar. E ainda, os dados mostram que a Geração Z traz qualidades e habilidades valiosas para o ambiente corporativo.

Conheça quatro características de Geração Z:

  • Querem mostrar suas habilidades interpessoais
    A  geração Z se vê entusiasmada e motivada em estabelecer conexões reais no trabalho. Mais da metade (53%) dos colaboradores da Geração Z disse ter habilidades valiosas para resolver problemas; 58% acredita que pode ajudar a ensinar como ter uma mente aberta a colegas mais velhos; e 46% disse que pode ensinar as melhores maneiras de se divertir no trabalho.
  • Estão ansiosos para aprender
    A Geração Z está tão interessada em aprender quanto em ensinar, algo que os colaboradores devem acolher em uma era de contínua mudança de emprego e requalificação. Mais da metade (59%) diz que deseja aprender dicas sobre como iniciar e manter uma carreira de sucesso em seu setor com colegas mais velhos; 51% entra no trabalho esperando aprender novas habilidades específicas para sua carreira com colegas e gerentes mais experientes. Uma proporção considerável (41%) também diz que pretende aprender a construir uma ética de trabalho eficaz com seus colegas e gerentes mais velhos.
  • Gostam de receber feedback sobre o trabalho
    Segundo a pesquisa, 85% dos colaboradores da Geração Z consideram o feedback construtivo “muito importante” ao avaliar seu relacionamento com seus gerentes. Isso também se alinha às expectativas dos gerentes: 89% dos que trabalhadores que participaram da pesquisa acreditam que o feedback construtivo será muito importante para as Gerações Zs.
  • Desejam interação cara a cara
    Quem disse que a Geração Z é inseparável de seus smartphones? A grande maioria (83%) dos colaboradores entrevistados diz que prefere se comunicar com seus gerentes pessoalmente, e não por e-mail, texto ou plataformas de mensagens.

À medida que as empresas começam a recrutar para 2020 e para o futuro, elas devem ter essas qualidades em mente ao examinar mais de perto o banco de talentos da Geração Z – e lembrar que, em última instância, esses jovens trabalhadores têm desejos semelhantes aos profissionais das gerações mais velhas: trabalho com propósito, avançar na carreira e manter um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *