Press "Enter" to skip to content

Copom pode reduzir taxa de juros para 4,25% ao ano

(Foto: Shutterstock)

A primeira reunião de 2020 do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deve manter o processo de redução da taxa de juros Selic. As expectativas são de uma queda de 0,25 ponto percentual, baixando os juros para 4,25% ao ano. Apesar de os juros estarem em sua mínima histórica, novas baixas se justificam devido à queda da inflação, à baixa dos preços das commodities e da desaceleração do ritmo de atividade. Produção industrial e inflação mostram que a temperatura da economia está baixa.

Dois números que saíram nesta terça-feira (4) confirmam essa avaliação. A produção da indústria nacional caiu 1,1% em 2019, informou o IBGE. A queda vem após a produção da indústria ter crescido 1% em 2018 e ter avançado 2,5% em 2017. Segundo o IBGE, o mês de dezembro foi fraco, com a produção caindo 0,7% em relação a novembro e 1,2% em relação a dezembro de 2018.

A principal responsável pela queda da produção foi a indústria extrativa. A atividade encolheu 12,2%, devido principalmente à queda da produção do minério de ferro em decorrência da tragédia em Brumadinho, ocorrida em janeiro de 2019. Segundo o IBGE, se o setor extrativo fosse retirado do cálculo, a variação da produção industrial teria sido levemente positiva, com uma alta de 0,2% no ano.

No entanto, a extração mineral não foi o único setor a mostrar resultados ruins. Das 24 atividades pesquisadas, 16 tiveram queda no ano. A avalição é que a produção industrial está sendo prejudicada pelas incertezas no ambiente externo e também pela situação ruim do mercado de trabalho doméstico, que vem afetando a demanda.

A inflação também mostra sinais de desaceleração. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) desacelerou para 0,29% em janeiro após ter subido 0,94% em dezembro, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), ligada à Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo.

Os preços do grupo Alimentação, que é importante no índice, subiram 0,60% em janeiro após terem avançado 2,96% em dezembro. No item Despesas Pessoais, a Fipe registrou uma deflação (queda de preços) de 0,49% em janeiro, após ter subido 0,36% em dezembro. O IPC mede a inflação para as famílias que moram na cidade de São Paulo e têm renda de um a dez salários mínimos.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *