Press "Enter" to skip to content

Confiança da Indústria sobe 1,5 ponto em janeiro

(Foto: Montadora/Divulgação)

Em um dia de poucos indicadores, a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou o Índice de Confiança da Indústria (ICI) de janeiro, que atingiu 100,9 pontos, alta de 1,5 ponto em relação a dezembro de 2019. Foi o maior valor desde os 101,4 pontos registrados em março de 2018. Na média móvel trimestral, o indicador aumentou para 99,1 pontos em janeiro, quarta alta consecutiva. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) subiu 0,6 ponto percentual para 75,7%, mesmo valor observado em agosto e em outubro de 2019. Na comparação interanual, sem ajuste sazonal, o resultado de janeiro é 1,1 ponto percentual superior ao de dezembro.

Segundo a FGV, o ICI mostra que a confiança inicia 2020 mantendo a tendência de recuperação iniciada em outubro de 2019 e o índice voltou ao território “neutro”, nem otimista nem pessimista. Segundo a Fundação, a tendência do indicador mostra que o ânimo dos empresários tende a melhorar no primeiro semestre, mas a sustentabilidade dessa trajetória vai depender da evolução da demanda interna.

Ao tirar seu foco da epidemia, o mercado pode se concentrar nos bons resultados das empresas esperados para 2019, que começam a ser divulgados. Apesar do risco de novas notícias poderem azedas os ânimos a qualquer momento, a tendência no geral é positiva devido ao crescimento econômico e à estabilidade dos juros (nos Estados Unidos) e devido aos sinais de retomada da atividade econômica e da possibilidade de juros menores (no Brasil).

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *