Press "Enter" to skip to content

Indicadores econômicos mostram tendência de recuperação

(Foto: Shutterstock)

Os indicadores econômicos voltaram a confirmar uma recuperação progressiva da economia brasileira. A inflação segue desacelerando em janeiro. A segunda prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), divulgada nesta terça-feira (21) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) recuou para 0,57%, uma forte queda ante os 2,06% registrados na segunda prévia de dezembro.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que representa 60% do índice, caiu de 2,85% na segunda prévia de dezembro para 0,67% em janeiro. A maior queda veio do item Alimentos Processados, cuja variação recuou de 7,15% para 1,28%.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) caiu de 0,74% em dezembro para 0,45% em janeiro. Os preços do item Alimentação, que vinham respondendo pelas maiores altas nas últimas semanas, desaceleraram de 1,94% em dezembro para 1,22% em janeiro. A maior queda veio das carnes bovinas, cuja inflação recuou de 15,4% em dezembro para 2,74% em janeiro.

Além da inflação, as estimativas para o crescimento da economia brasileira melhoraram, indo na contramão do cenário global. Na segunda-feira (20) o Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou sua edição mais recente do relatório “World Economic Outlook”. O FMI reduziu a projeção do crescimento global neste ano de 3,4% para 3,3%, devido a uma retração acima do esperado da economia da Índia.

No entanto, o Fundo elevou a projeção de crescimento da economia brasileira. Para o FMI, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve avançar 2,2% em 2020, uma alta de 0,2 ponto percentual em relação ao cenário traçado em outubro. A estimativa para o PIB de 2019, que só será divulgado em março pelo IBGE, também subiu. Avançou de 0,9% para 1,2%. A projeção é superior ao 1,12% esperado pelo governo.

 

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *