Press "Enter" to skip to content

Atividade econômica sobe acima do esperado, aponta BC

(Foto: Shutterstock)

O Banco Central (BC) divulgou, na manhã desta quinta-feira (16), seu indicador de atividade econômica, o IBC-Br, referente a novembro de 2019. O crescimento em relação a outubro foi de 0,18%, e o avanço em relação a novembro de 2018 foi de 1,1%. O resultado mensal superou as prévias de 0,1% esperadas pelo mercado para o mês.

Os números do BC mostram que novembro foi o quarto mês seguido de crescimento da atividade econômica, com uma leve aceleração na comparação com outubro, quando foi registrado um aumento de 0,17%. De acordo com o Banco Central, na parcial do ano, foi registrada uma alta de 0,95%. Nos 12 meses até novembro, o crescimento do IBC-Br foi de 0,90%.

Divulgado mensalmente, o indicador é visto pelo mercado como uma prévia do comportamento do Produto Interno Bruto (PIB). Apelidado de “PIB do BC”, o resultado confirmado de novembro veio perto do teto das expectativas, que oscilavam entre uma queda de 0,4% e uma alta de 0,30%.

Será preciso esperar para ver qual a reação do mercado. A divulgação de um IBC-Br acima do esperado indica uma economia ganhando tração. Isso contraria frontalmente a decepção com a queda do varejo, divulgada na quarta-feira (15) pelo IBGE.

A divulgação de um IBC-Br acima do esperado pode reverter a tendência do mercado de reduzir as projeções de crescimento para 2019 e para 2020 e dar mais combustível a quem espera uma economia ganhando tração.

 

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *