Press "Enter" to skip to content

EUA e China devem assinar acordo hoje e aliviar guerra comercial

(Fonte: AFP/Arquivo)

Os governos dos Estados Unidos e da China vão finalmente assinar a primeira fase do novo acordo comercial nesta quarta-feira (15). As tratativas se arrastaram por quase 18 meses, a indefinição causou fortes estragos na economia chinesa e, por tabela, afetaram países produtores de commodities como o Brasil. Com a assinatura do acordo, espera-se que as relações comerciais entre as duas economias se normalizem.

No entanto, nem todas as notícias são positivas. Na terça-feira (14) circulou a informação de que as tarifas de importação americanas sobre produtos chineses não serão removidas automaticamente após a assinatura do acordo. Essas tarifas incidem sobre US$ 360 bilhões em produtos chineses exportados para os Estados Unidos, e os tornam menos competitivos.

Segundo Steven Mnuchin, secretário do Tesouro americano, as tarifas permanecerão em vigor até que haja a segunda etapa do acordo comercial. “Se o presidente (Trump) conseguir a fase 2 rapidamente, ele considerará liberar tarifas”, disse Mnuchin. A intenção de Washington seria manter as taxas até as eleições, em novembro, como forma de garantir que Pequim cumpra os termos da fase 1.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *