O Banco Central (BC) vai adotar medidas para facilitar o uso de caixas eletrônicos para clientes de fintechs e bancos digitais, seguindo a agenda de trazer mais competição ao sistema financeiro.
A regulamentação, após a consulta pública que termina em 14 de fevereiro, poderá dar ao Banco Central o poder de proibir que redes, como o Banco 24Horas, cobrem taxas distintas entre as instituições financeiras, explicou o diretor de Organização do Sistema Financeiro do órgão, João Manoel Pinho de Mello.
O objetivo do Banco Central é supervisionar os serviços de caixas eletrônicos e, assim, garantir condições de acesso mais igualitárias entre os bancos tradicionais e as instituições de pagamentos e fintechs.
A norma, explicou o diretor, também poderá permitir que clientes bancários façam operações como saques e depósitos nos caixas eletrônicos de bancos rivais usando suas próprias contas em outras instituições.
A medida vem após bancos digitais e fintechs, que não têm agências físicas, reclamarem de que os grandes bancos do País têm usado suas redes físicas como barreira de entrada para impedir ou limitar o acesso de clientes a serviços como saques.
Be First to Comment