A temporada de resultados das empresas brasileiras referentes ao terceiro trimestre do ano foi mais equilibrada em termos de surpresas (positivas e negativas), mas ainda assim os números ficaram bem acima do apurado em 2020 – período afetado pela pandemia de Covid-19.
De acordo com levantamento da equipe de análise de ações do Safra, considerando 81 empresas analisadas, um total de 40,7% dos balanços veio acima das expectativas, 18,5% acabaram dentro do esperado, enquanto também 40,7% frustraram as projeções.
“O lucro líquido consolidado do 3T21 [sem contar Petrobras] cresceu 27,1% na comparação anual, ainda assim mostrando um desempenho bastante robusto. Quando comparamos com as nossas expectativas, a receita das empresas de nosso universo de cobertura ficou 7,7% acima do que esperávamos, o Ebitda [lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização] e o lucro líquido ficaram 2,8% e 5,3% acima de nossas estimativas”, escrevem os analistas Luis Azevedo, Cauê Pinheiro e Silvio Dória, em relatório.
Em termos setoriais, os segmentos de utilidades básicas (energia e saneamento), transportes e petróleo & gás surpreenderam positivamente.
O time do Safra projeta o Ibovespa atingindo 144 mil pontos ao fim de 2022.
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.