Press "Enter" to skip to content

Genial: para recuperar a credibilidade, BC deveria elevar a Selic em 3 pontos

Diante da perda de credibilidade da política monetária brasileira com a perspectiva de rompimento do teto de gastos, o time da Genial Investimentos enxerga que seria necessário um aumento da taxa Selic em 3 pontos percentuais na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) deste mês.

Os mercados brasileiros reagiram mal à inclusão do trecho que prevê a alteração da base de cálculo do teto de gastos na PEC dos precatórios, enxergada como uma manobra para furar o teto. A medida obrigou economistas e analistas a revisarem suas projeções para a inflação, os juros, o câmbio e o crescimento da economia em 2022.

De olho nesse cenário, os analistas José Márcio Camargo, Eduardo Ferman e Yihao Lin enxergam que o Banco Central precisa mostrar aos investidores que o regime de metas para a inflação continua efetivo, e que a meta para o próximo ano será perseguida, na tentativa de recuperar a confiança dos mercados na política monetária do País.

Para evitar a perda total de controle dos regimes fiscal e monetário, avaliam Camargo, Ferman e Lin, é necessário que o BC adote uma postura mais incisiva no combate à alta de preços.

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.