Press "Enter" to skip to content

As razões que fundamentam a alta das bolsas, segundo o UBS

Ainda há espaço para alta dos mercados globais, segundo o diretor de investimentos do banco suíço UBS, Mark Haefele. Ele vê fatores que fundamentam essa perspectiva mesmo após as bolsas subirem 20% frente às máximas pré-pandemia de Covid-19.

Antes dos argumentos, vale a recomendação de Haefele: aproveitar momentos de volatilidade como o visto recentemente para colocar o dinheiro para trabalhar. “Estratégias de ‘esperar pra ver’ se mostraram caras ao longo do tempo, e acreditamos que continuará assim no médio prazo.”

Para justificar o upside à frente, o diretor de investimentos recorre ao forte crescimento dos lucros das empresas. “No consolidado, os lucros [das empresas] do índice S&P 500 no primeiro trimestre superaram as expectativas em notáveis 24%”, diz, enfatizando a recuperação mais rápida que o previsto dos resultados das companhias.

E complementa com a projeção de patamar ainda baixo dos juros dos títulos do governo dos Estados Unidos, os Treasuries, devido à fraca geração de empregos em abril. Isso tende a adiar o debate sobre início de remoção dos estímulos à economia, apesar do temor com inflação.

Na visão de Haefele, a combinação de lucros crescentes e juros baixos torna as ações mais atrativas do que uma mera observação da tela de cotações possa sugerir.