Press "Enter" to skip to content

Papéis da Petrobras caem 12% no mercado futuro em NY

(Foto: Shutterstock)

Os ADRs da Petrobras (PETR3, PETR4), recibos de ações negociados na Bolsa de Nova York, recuavam 12%, a US$ 8,85, no início dos negócios nesta segunda-feira (22) no mercado futuro norte-americano (pré-market), na esteira do episódio de indicação do general Joaquim Silva e Luna para substituir o atual CEO da estatal, Roberto Castello Branco. 

—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

O tombo dos papéis da Petrobras empurrava para baixo o EWZ, principal fundo de índice (ETF) que reúne ativos brasileiros no mercado norte-americano, que caía 5%, corroborando a expectativa negativa para o pregão desta segunda-feira na B3.

Para analistas, o desejo do presidente Jair Bolsonaro em trocar Castello Branco em meio à  insatisfação com a política de preços da estatal mancha a agenda liberal que ajudou a eleger o governo, lembrando capítulos de ingerência protagonizados por Dilma Rousseff.

No sábado (20), Bolsonaro chegou a dizer que mais mudanças virão nesta semana no setor de energia, enquanto circula a informação de que a alta administração da Petrobras está considerando renunciar em massa para protestar contra a substituição do CEO.

Mercado

Com a Petrobras mais sensível ao noticiário de ingerência política em vez da evolução dos preços do petróleo, a equipe de análise da XP Investimentos decidiu rebaixar para “venda” a recomendação das ações da Petrobras: “não há mais como defender”.

O conselho de administração da Petrobras, que tem a responsabilidade de nomear do presidente da companhia, se reúne na terça-feira (23). 

De acordo com jornais, a gestora de recursos britânica Aberdeen já encaminhou carta ao conselho da estatal pedindo independência no processo de decisão sobre o novo presidente.

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *