O vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, afirmou nesta terça-feira (19) que a expectativa de autoridades da União Europeia (UE) é de que o Parlamento Europeu vote o plano de recuperação da crise do coronavírus em meados de fevereiro. Durante coletiva de imprensa que seguiu a reunião do Ecofin, grupo que reúne os ministros de Finanças da UE, Dombrovskis disse que os trabalhos em torno do dispositivo estão fluindo bem, e diversas nações do bloco já apresentaram boa parte dos seus planos nacionais.
—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail
Segundo ele, há ainda algumas “exigências legais” que precisam ser acertadas, como os requisitos envolvendo os objetivos de digitalização e ambientais da UE.
O vice-presidente também informou que será necessário criar sistemas de controle para garantir que o dinheiro do plano de recuperação europeu seja concentrado nos objetivos acordados entre o bloco e seus Estados-membros.
Dombrovskis ainda comentou sobre a possibilidade da Itália atrasar a formulação do seu plano nacional por conta da crise política que vive o país. Para ele, isto não deve ocorrer, já que “boa parte dos componentes do plano italiano” já foram apresentados à UE.
Por Gabriel Caldeira
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
Be First to Comment