As ações da Braskem (BRKM5) disparavam 5% nesta quarta-feira (16) na B3 diante da expectativa de que a Odebrecht deve retomar conversas com potenciais compradores de sua fatia de 38,3% na petroquímica no início de 2021.
—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail
A venda do ativo é uma prerrogativa do plano de recuperação judicial da empreiteira, que é sócia da Petrobras (PETR4, PETR3) na Braskem. A estatal petrolífera também pretende vender sua fatia de 36,1%.
“A aproximação da retomada do processo de venda da fatia da Odebrecht da Braskem sugere uma melhora do cenário tanto para a companhia quanto para suas controladoras. A Petrobras também analisa a venda de sua participação e defende a migração da Braskem ao Novo Mercado da B3”, diz Luis Sales, da Guide Investimentos, em nota a clientes.
A Braskem enfrenta problemas no México, atualmente, com plantas paralisadas no país devido ao impasse na negociação de fornecimento de matéria-prima entre o governo mexicano e a empresa. Além disso, no Brasil, a petroquímica convive com a questão do afundamento do solo em Maceió (AL), que gerou um montante de indenizações de mais de R$ 11 bilhões.
No entanto, analistas veem ambas as situações em vias de uma solução definitiva, permitindo maior previsibilidade na avaliação da empresa.
“Em caso de sucesso no desinvestimento da fatia da Odebrecht, a Petrobras ficaria livre para, junto com o potencial novo controlador, realizar a migração da Braskem para o Novo Mercado, destravando valor das ações da petroquímica e facilitando o desinvestimento por parte da estatal. Por isso enxergamos um impacto positivo para as ações BRKM5 e PETR3/PETR4 no curto prazo”, observa a equipe da casa de análise de investimentos Levante.
“Tirando-se os pontos negativos, o desempenho operacional da Braskem tem sido um dos melhores de sua história, com consolidação da liderança do mercado americano de polipropileno, diversas medidas concluídas resultando na redução de custos e recorde produção e vendas de sua produção, com os preços favoráveis no mercado internacional”, acrescenta a Levante.
Por volta de 11h00 (horário de Brasília), as ações da Braskem se valorizavam em 4,85%, cotadas a R$ 22,26. No mesmo instante, o Ibovespa operava quase estável, aos 116.129 pontos.
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
Be First to Comment