Press "Enter" to skip to content

Mercados voltam a cair após coronavírus chegar à Índia

(Foto: Shutterstock)

O primeiro caso do novo coronavírus foi noticiado na Índia nesta quinta-feira (30). A contaminação de uma paciente foi confirmada no estado meridional de Kerala. A indiana é uma estudante da Universidade de Wuhan, cidade chinesa que é o epicentro do surto. Segundo as autoridades, a jovem está internada em isolamento e sua condição é estável.

O governo indiano informou que cerca de 20 pessoas relacionadas à estudante foram testadas para o coronavírus. Dez deram resultados negativos, seis estão pendentes e a estudante teve sua contaminação confirmada. O estado de Kerala, no extremo sul da Índia, é um dos mais populosos, com cerca de 33 milhões de habitantes. Um total de 806 pessoas moradores do estado que retornaram recentemente da China estavam sob observação. Era questão de tempo até o coronavírus chegar à Índia. O país tem 3 mil quilômetros de fronteiras com a China, e as relações econômicas e culturais entre os dois países vem se intensificando nos últimos anos.

A reação dos mercados foi ruim. No Japão, a bolsa caiu 1,72%. Na Índia, o índice BSE, da bolsa de Mumbai, fechou em queda de 0,69%. Na Alemanha, as ações estão recuando 1,18% e, na Inglaterra, a baixa é de 1,34%. A tensão britânica vem sendo amplificada devido a entrada em vigor do Brexit na sexta-feira (31).

Apesar de a situação indiana não ser grave, o fato de a contaminação pelo coronavírus ter atravessado a fronteira leva mais um elemento de preocupação aos mercados. Enquanto não houver sinais claros de contenção do surto, os preços dos ativos financeiros ficarão sujeitos a solavancos.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *