Press "Enter" to skip to content

Na China, principais bancos comerciais cortam taxas de depósito, com lucros sob pressão

Os principais bancos comerciais da China cortaram suas taxas de depósito pela segunda vez neste ano. O Industrial & Commercial Bank of China (ICBC) e o China Construction Bank Corp (CBC), além de outras grandes instituições, cortaram nesta sexta-feira (18) os juros oferecidos em depósitos a prazo de um, dois, três e cinco anos em 25 pontos-base.

A medida pode ajudar a aliviar a pressão sobre os lucros dos bancos depois que as autoridades reduziram as taxas de hipotecas e empréstimos como parte dos esforços para impulsionar a economia.

As ações do ICBC caíram 0,5% no pregão da manhã, enquanto as ações do CBC recuaram 0,85%.

O presidente do Banco do Povo da China (PBoC), Pan Gongsheng, já havia dito que uma redução adicional de 20 a 25 pontos-base nas taxas de depósito seria feita.

A medida marca o passo mais recente em um ciclo de corte de taxas de depósito que começou no final de 2022. Foram três reduções no ano passado e uma outra em julho.

O PBoC sinalizou que continuará com as medidas de flexibilização. Pan disse que cortará a taxa de recompra reversa de sete dias em 20 pontos-base. A taxa preferencial de empréstimo, que será anunciada na segunda-feira, 21, também deve cair de 20 a 25 pontos-base, segundo a mídia local. Fonte: Dow Jones Newswires.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *