A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 15, o reajuste tarifário anual da Neoenergia Distribuição Brasília, com redução de 3,32% em média para os consumidores da distribuidora. A queda valerá a partir de 22 de outubro.
Na classificação por grupos de consumidores, a redução média será de 4,19% para os consumidores em alta tensão (grandes empresas). Já os consumidores em baixa tensão (residenciais, rurais, iluminação pública, etc.) terão as tarifas reduzidas em 2,98%.
O balanço para a revisão tarifária considerou as reduções de encargos setoriais, custos de transporte e custos financeiros. A retirada dos componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário contribuiu para uma variação de -10,27%. Para essa queda, entraram nos cálculos itens como a reversão de risco hidrológico, quitação da Conta Covid e da Conta Escassez Hídrica, que pesavam na tarifa.
A concessionária do serviço público de distribuição de energia elétrica sediada na capital federal atende aproximadamente 1,16 milhão de unidades consumidoras. O consumo de energia elétrica representa um faturamento anual na ordem de R$ 3,84 bilhões.
No ano passado, foi aprovado o reajuste anual da Neoenergia Brasília com alta nas tarifas. Em média, o aumento foi de 9,32% para os consumidores.
Por Renan Monteiro
Be First to Comment