A Lojas Renner (LREN3), maior varejista de moda do Brasil e com unidades na Argentina e no Uruguai, completa nesta quarta-feira, 1º de julho, 15 anos como corporação e também de listagem no Novo Mercado, o mais alto nível de governança da B3. A companhia foi a primeira no País a operar sob este modelo pulverizado, no qual a totalidade das ações é negociada em bolsa, sem existir nenhum acionista controlador. Neste período, viu seu valor de mercado crescer mais de 4.400%, passando de R$ 900 milhões em 2005 para R$ 33 bilhões atualmente.
Nessa década e meia, o número de acionistas avançou de 800 para 104 mil, com cerca de 100 mil pessoas físicas. Nesse período, já foram distribuídos R$ 3 bilhões em dividendos. Muitos dos investidores são os próprios clientes da empresa. Neste mês de junho, em meio aos desafios impostos pela Covid-19, a Companhia ganhou 11 mil novos acionistas, ante uma média mensal de 5 mil nos períodos anteriores à pandemia.
“Transparência, pioneirismo, inovação e sustentabilidade são os pilares que nos conduziram até aqui e que, aliados à consolidação do nosso processo de transformação digital, irão nos guiar para o futuro”, afirma o diretor presidente da Lojas Renner, Fabio Faccio.
O presidente do Conselho de Administração da Lojas Renner, José Galló, que ocupava a presidência da Companhia em 2005, destaca que a criação da primeira corporation do Brasil exigiu um imenso trabalho colaborativo. “Na época não havia nenhuma legislação a respeito no país, nenhuma referência. Foi um feito memorável que só foi possível pelo grande interesse da empresa e de diferentes agentes, como a CVM e a B3, em dar continuidade à evolução do mercado de capitais brasileiro”, conta.
Trajetória
A primeira corporação brasileira nasceu quando a americana J.C. Penney decidiu, em 2005, vender o controle da Lojas Renner em uma oferta pulverizada na BM&FBovespa, atual B3. Desde então, a Companhia promoveu várias inovações em seu modelo de governança e avançou de uma rede de 64 lojas para 597 pontos de venda, incluindo, além da marca Renner, as bandeiras Camicado, Youcom e Ashua, com mais de 24 mil colaboradores. Nesse total estão 9 unidades da Renner no Uruguai e 4 na Argentina.
Em 2006, a empresa foi novamente pioneira no Brasil ao lançar o Manual para a Participação de Acionistas em Assembleias, com a finalidade de enviar com antecedência as informações necessárias à tomada de decisão de voto pelos detentores de ações. Graças à iniciativa, o quórum médio das assembleias gerais ordinárias e extraordinárias varia hoje entre 50% e 55%, ante a exigência mínima de 25%.
Em 2018, a Companhia criou a Secretaria de Governança Corporativa, encarregada de desenvolver e propor novas práticas de governança ao Conselho de Administração. No mesmo ano, foi a primeira a apresentar o Informe sobre o Código Brasileiro de Governança Corporativa estabelecido pela instrução normativa 480 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para aferir a adesão das empresas às melhores práticas do mercado, com mais de 96% de adesão.
De acordo com Faccio, a transparência e equidade na divulgação de informações aos acionistas são garantidas ainda pela participação dos executivos em diversos encontros presenciais e virtuais com investidores. O Conselho de Administração incentiva a representatividade de gênero e cumpre o compromisso de ter no mínimo 25% de participação feminina. Além disso, sete dos oito integrantes são independentes. A exceção é o presidente do colegiado, José Galló, por ter deixado o cargo de diretor presidente há menos de três anos.
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