O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta quinta-feira, 11, que Dino Antunes, atual diretor do Departamento de Navegação e Hidrovias, será o nome escolhido para comandar a Secretaria de Hidrovias, conforme adiantou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
A nova pasta será dedicada a cuidar do orçamento e da gestão de políticas públicas para o setor hidroviário, rios usados para navegação comercial. “Queremos aumentar o foco na navegação interior”, explicou o ministro em evento realizado em Brasília.
Segundo Costa Filho, a nova secretaria iniciará suas operações com três hidrovias como prioridade – hidrovia Brasil-Uruguai, hidrovia do Rio Amazonas e hidrovia do Rio Tocantins.
“A ideia é que façamos um amplo trabalho de forma conjunta com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)”, disse o ministro.
Para a criação da secretaria, o governo precisou conciliar as atribuições que até o momento são do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), responsável pela execução das obras hidroviárias. O órgão foi mantido como executor, mas o orçamento estará sob responsabilidade da secretaria.
Por Luiz Araújo
Be First to Comment