O BTG Pactual/Banco Pan liderou o ranking de reclamações entre as 15 maiores instituições financeiras e de pagamento do Brasil no quarto trimestre de 2022, informou nesta quinta-feira, 19, o Banco Central (BC). O conglomerado teve índice de reclamações de 76,13, com 1.613 registros procedentes, em um universo de 21,186 milhões de clientes.
Em segundo lugar ficou o Inter, com índice de 36,90 e 857 reclamações procedentes, e, em terceiro, o C6 Bank (33,13 e 759 reclamações procedentes).
O índice é calculado com base no número de reclamações consideradas procedentes, dividido pelo número de clientes da instituição, multiplicado por 1.000.000.
Na prática, quanto maior o indicador, pior a classificação da instituição. O ranking é trimestral.
Na lista com as 15 maiores instituições, o Pagbank/PagSeguro é a quarta mais reclamada (índice de 23,52), seguida de Bradesco (21,64) e Santander (21,05). Depois, aparecem Mercado Crédito (7ª, com índice de 18,07), Itaú (8ª, índice de 15,26), Original (9ª, com índice de 14,35), Votorantim (10ª, com índice de 13,05), Caixa (11ª, com índice de 12,08) e Neon (12ª, com índice de 11,75). Fechando a lista, em 13º, Banco do Brasil (8,22), Nubank (6,90), em 14º, e Ame Digital em último (1,28).
Por Thaís Barcellos
Be First to Comment