A construtora Cyrela (CYRE3) divulgou na noite da última sexta-feira (17) sua prévia operacional do primeiro trimestre de 2020. O resultado foi bastante expressivo em termos de volume lançado, com 25 empreendimentos iniciados, representando um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 1,1 bilhão, excluindo permutas, 173% acima do mesmo período do ano anterior.
Já o volume de vendas foi de R$ 921 milhões (parte Cyrela), 23,5% a mais que no primeiro trimestre de 2019, enquanto a velocidade de vendas (VSO) atingiu 53,4% no primeiro trimestre, acima dos 49,6% apresentados no mesmo período de 2019 e dos 52,8% do quarto trimestre de 2019.
Analistas esperam impacto positivo no preço das ações da Cyrela (CYRE3) no curto prazo, pois o resultado operacional veio acima das expectativas. No ano, suas ações recuam 51,7% ante a queda de 31,7% no Ibovespa.
A prévia não divulgou os números relacionados aos distratos (cancelamento das vendas) no período, que é um elemento detrator dos resultados e relevantes neste contexto atual de paralisação econômica.
Como a quarentena foi imposta apenas em meados de março, o impacto poderá ser reduzido entre janeiro e março, mas certamente atingirá em cheio o segundo trimestre das companhias.
O setor de construção civil vinha de forte retomada em 2019, especialmente para o segmento de média e alta renda. Agora, as empresas do setor se veem pressionadas a adiar lançamentos devido à incerteza predominante no cenário econômico mundial, e também em função das normas de isolamento que as obrigam a fechar os stands de venda.
O principal catalisador das ações do setor será o comportamento dos distratos e o tamanho da queda na velocidade das vendas. Os primeiros sinais desse movimento, como o aumento no número de distratos para outras companhias que divulgaram suas prévias recentemente, e os respectivos anúncios de adiamento de lançamentos já começaram.
Be First to Comment