O AgroGalaxy, uma das principais redes de distribuição de insumos agrícolas do Brasil, registrou receita líquida de R$ 1,844 bilhão no terceiro trimestre de 2021, alta de 84,5% em comparação aos R$ 999,8 milhões obtidos em igual período do ano passado. O lucro líquido ajustado somou R$ 57 milhões, incremento de 284,2% sobre os R$ 14,8 milhões apurados de julho a setembro de 2020. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado atingiu R$ 117,3 milhões, avanço de 80,6% em relação aos R$ 65 milhões registrados há um ano.
Da receita líquida total, R$ 1,295 bilhão veio da venda de insumos (+95,3% em comparação ao terceiro trimestre de 2020) e R$ 549 milhões (+63,3%), da comercialização de grãos. Além disso, R$ 1,645 bilhão correspondeu à receita líquida orgânica e R$ 199,2 milhão, proveniente da aquisição das revendas Ferrari Zagatto e Boa Vista.
No terceiro trimestre, o AgroGalaxy concluiu a aquisição da Ferrari Zagatto e assinou o contrato de compra e venda da AgroCat, operação já aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica. “Assim que concluída (a compra da AgroCat), representará um importante passo para a consolidação da presença nos Estados de Mato Grosso e Rondônia”, disse a empresa no comunicado de resultados.
A plataforma de insumos destacou que 45,5% das vendas foram realizadas em lojas abertas há mais de dois anos (same store sales) e que houve incremento de 42,1% na produtividade dos consultores técnicos de vendas (CTVSs), ou vendedores, medida por receita de insumos por CTV. Tal receita saiu de R$ 1,9 milhão há um ano para R$ 2,5 milhões agora.
“Os resultados foram recordes para um terceiro trimestre, assim como já haviam sido os outros trimestres do ano”, afirmou no comunicado o CEO do AgroGalaxy, Welles Pascoal. “A gente está crescendo em preço, mas também significativamente em volume, ganhando market share, além do crescimento inorgânico. Isso gerou uma margem bruta maior, além de conseguirmos diluir as despesas”, completou. Segundo o executivo, o processo de transformação digital, no qual a companhia vem investindo, também contribuiu para alcançar os resultados.
Segundo o comunicado, a receita proveniente de negócios realizados por meios digitais totalizou mais de R$ 1,7 bilhão desde outubro de 2020. No terceiro trimestre, somou R$ 712 milhões, 54,9% da receita líquida com insumos. O app da companhia, AGXY, tem 4,1 mil produtores cadastrados, que atuam em uma área superior a 3,5 milhões de hectares.
O Agrogalaxy é composto pelas marcas Rural Brasil, Sementes Campeã, Agro100, AgroFerrari, Sementes Boa Nova, Grão de Ouro, Boa Vista e Ferrari Zagatto. Atende cerca de 10 milhões de hectares de área plantada e conta com 126 lojas em 9 Estados.
Por Clarice Couto
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
Be First to Comment