As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto subiam nesta terça-feira (31), diante da expectativa pela entrega do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 ao Congresso, ainda sem solução para o impasse envolvendo o pagamento de R$ 90 bilhões em precatórios.
O governo federal segue em busca de uma solução para a questão dos precatórios, para que consiga assim destravar recursos para a ampliação do novo Bolsa Família, rebatizado com o nome de Auxílio Brasil. O novo programa social deve contar com mais benefícios e alcançar um número maior de pessoas, o que aumenta a preocupação com a delicada situação das contas públicas brasileiras. A proposta é tratada com urgência no Congresso, às vésperas do ano eleitoral.
Além disso, a taxa de desocupação no Brasil para o trimestre encerrado em junho ficou em 14,1% segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no piso das estimativas, trazendo alívio para os juros futuros curtos. Os juros longos, por sua vez, avançavam, ainda de olho no cenário político instável. O dólar recuava ante o real, acompanhando a queda da moeda norte-americana no exterior.
Por fim, o Tesouro Nacional leiloa nesta terça-feira títulos públicos do tipo Tesouro IPCA+, com vencimentos para 2024, 2028 e 2040.
Cotações
A remuneração do título público Tesouro Prefixado 2024 subia a 9,40% ao ano, de 9,34% na segunda-feira (30). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia juros anuais de 9,73%, ante 9,67% no fechamento anterior.
Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 oferecia taxa de retorno anual de IPCA mais 4,36%, ante taxa de IPCA mais 4,33% observada na véspera. A rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2045 subia a IPCA mais 4,62%, de IPCA mais 4,56% no último fechamento.
Títulos públicos
O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).
O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.
Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.
Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.
Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.
Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta terça-feira:
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
Be First to Comment