A companhia norte-americana de carnes Tyson Foods reportou nesta segunda-feira lucro líquido de US$ 749 milhões, ou US$ 2,05 por ação, no terceiro trimestre fiscal de 2021. O resultado representa alta de 42,3% em relação ao lucro líquido obtido em igual período do ano fiscal anterior, que foi de US$ 526 milhões (US$ 1,44 por ação). O lucro ajustado ficou em US$ 2,70 por ação. Já a receita com vendas aumentou 24,8%, de US$ 10,02 bilhões para US$ 12,478 bilhões.
Os resultados vieram bem acima do esperado, uma vez que analistas consultados pela FactSet estimavam lucro ajustado de US$ 1,61 por ação e receita de US$ 11,46 bilhões. Depois da divulgação do balanço financeiro, as ações da Tyson passaram a subir 2,7% no pré-mercado, para US$ 73,06 por ação. No acumulado do ano, a ação já se valorizou mais de 10%.
A receita de vendas da companhia voltou a crescer, após ter se retraído no período fiscal anterior, refletindo os efeitos da pandemia do novo coronavírus no setor de carnes dos Estados Unidos. A indústria de processamento de carnes, assim como empresas de alimentos, teve seus resultados influenciados pelas mudanças no consumo em decorrência da pandemia da covid-19, mas que agora mostram sinais de recuperação, com a reabertura gradual do food service e consumidores voltando a fazer refeições fora de casa. “A empresa aumentou a produção em seu negócio de carne bovina para atender à demanda dos mercados internacionais e dos EUA”, disse o presidente e executivo-chefe, Donnie King, em nota divulgada à imprensa e investidores.
No segmento de carne bovina da companhia, o volume de vendas subiu 24% no terceiro trimestre fiscal, influenciando em uma alta na receita, de US$ 3,653 bilhões para US$ 4,954 bilhões, com o preço médio do produto tendo subido 11,6% no período. A alta foi impulsionada pela forte demanda global e pela redução das medidas restritivas dentro das unidades de produção, em comparação com o terceiro trimestre do ano fiscal de 2020. A comercialização de carne suína aumentou 14,5%, com a receita atingindo US$ 1,715 bilhão, e preço médio 39,3% maior na comparação anual do terceiro trimestre. As vendas de frango avançaram 3,3% em volume, a receita subiu para US$ 3,476 bilhões, com os preços 15,6% maiores. A receita do segmento de alimentos preparados subiu 14% para US$ 2,323 bilhões, com alta de 9,7% no preço médio dos produtos e de 4,5% no volume de vendas.
A empresa informou também que gastou cerca de US$ 55 milhões no período em custos adicionais relacionados à pandemia, incluindo equipamentos de proteção individual, limpeza de instalações, testes do novo coronavírus e bônus para os funcionários.
Para o acumulado do ano fiscal de 2021, a Tyson Foods espera gerar de US$ 46 bilhões a US$ 47 bilhões em vendas. “O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indica que a produção doméstica de proteína (carne bovina, suína, frango e peru) aumentará menos de 1% em comparação com os níveis fiscais de 2020”, lembra.
Anteriormente, a companhia projetava receita entre US$ 44 bilhões e US$ 46 bilhões. A empresa também projeta melhora no desempenho da sua divisão de carne bovina. Quanto ao segmento de carne de frango, a Tyson disse esperar recuo nos resultados da divisão, em virtude do desempenho mais forte do que o esperado na carne bovina e nas condições atuais do mercado. “Esperamos que a carne bovina entregue melhores resultados fiscais em 2021 em comparação com o fiscal de 2020”, comentou a Tyson.
Por Sandy Oliveira, com informações da Dow Jones Newswires
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