O presidente da China, Xi Jinping, estará no encontro virtual entre o país e os Estados Unidos para discutir compromissos na área ambiental, de acordo com fontes ligadas ao assunto. Os dois países afirmam que pretendem trabalhar juntos por metas mais ambiciosas para enfrentar o aquecimento global, em raro comunicado conjunto das potências, mesmo em momento de tensões bilaterais.
Enviado especial do governo do presidente Joe Biden para o clima, John Kerry afirmou neste domingo que suas reuniões com autoridades em Xangai foram produtivas. Kerry disse que foi discutido como garantir os compromissos de Xi, feitos em setembro, de atingir o pico nas emissões de carbono antes de 2030 e trabalhar para a neutralidade – emissões líquidas zero de dióxido de carbono – até 2060.
“Esta é a primeira vez que a China se juntou à voz de outras nações para dizer que isso é uma crise”, afirmou Kerry em Seul, após um tour de quatro dias pela China para se reunir com autoridades locais na área climática.
A viagem de Kerry pela Ásia ocorre antes de Biden ser o anfitrião de uma cúpula virtual do clima para marcar o Dia da Terra, com líderes de 40 países convidados para o evento de 22 e 23 de abril. Xi não confirmou formalmente a participação, mas pessoas ligadas ao assunto disseram que ele participará.
(Com Dow Jones Newswires)
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
Be First to Comment