Press "Enter" to skip to content

Vendas do comércio crescem 13,1% no carnaval em 2025 ante 2024, aponta Cielo

O faturamento do comércio brasileiro subiu 13,1% no carnaval deste ano em relação ao período equivalente de 2024, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O número considera as vendas de 28 de fevereiro a 5 de março deste ano, e as compara com as do período de 9 a 14 de fevereiro do ano passado.

De acordo com a Cielo, o setor de supermercados e hipermercados teve a maior alta, de 25,9%. Setores tradicionalmente relacionados à festa, como os de turismo e transporte (+3,5%) e alimentação em bares e restaurantes (+3%), também avançaram. O segmento de recreação e lazer, por outro lado, teve queda de 0,6%.

O vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, Carlos Alves, afirma que o efeito calendário favoreceu o comércio neste ano, porque o feriado de Carnaval aconteceu no começo do mês, o que impulsiona as vendas graças aos pagamentos de salários e benefícios.

“Além disso, o início do mês é um período especialmente forte para o segmento de mercados. A junção deste fato com a ocorrência do feriado impulsionou ainda mais o setor”, diz ele, em nota.

O Rio de Janeiro foi a capital com a maior alta no faturamento, de 15,5%, seguida por São Paulo, com 12%; Florianópolis, com 11,6%; Recife, com 7,8%; Salvador, com 5,6%, e Belo Horizonte, com 4,2%.

O ICVA parte das vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo para medir o crescimento do faturamento do comércio a cada mês. O indicador não mede apenas as vendas com cartões, mas todo o consumo nos pontos de venda, inclusive com dinheiro vivo.

Por Matheus Piovesana

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *