O governo federal adiou mais uma vez o início da vigência da regra que torna necessária a previsão em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para que trabalhadores de uma série de atividades do comércio possam trabalhar nos feriados.
No meio do ano, o início das regras foi adiado de agosto para 1º de janeiro de 2025. Agora, esse prazo foi para 1º de julho do próximo ano. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira, 20.
A portaria é do Ministério do Trabalho e Emprego, editada em novembro de 2023. Ela determina que apenas as feiras livres podem abrir nos feriados sem cumprir a exigência de previsão em CCT.
A medida do ministro Luiz Marinho teve como objetivo derrubar uma portaria de 2021 que permitia o trabalho aos feriados sem necessidade de aprovação dos sindicatos. À época, a regra foi resultado de articulação das entidades sindicais, que reclamavam estar sendo desrespeitada a legislação que garantia o direito dos trabalhadores do comércio de negociar as condições de trabalho em feriados. Já as entidades representativas do comércio consideraram a norma um retrocesso.
Por Amanda Pupo
Uma árvore frondosa caiu sobre um carro, no fim da tarde deste sábado, 21, na…
Um acidente entre um ônibus da Emtram, uma carreta com pedras e um carro de…
O governo da Guiana fez um protesto formal à Venezuela por conta de obras determinadas…
Um homem suspeito de ser um serial killer de cães e gatos foi preso nesta…
Em entrevista coletiva após a última sessão de 2024 no Senado Federal, o presidente da…
O verão, que teve início às 6h20 deste sábado, 21, não vai repetir as fortes…