A Microsoft estima que a atualização do software de segurança da CrowdStrike afetou 8,5 milhões de dispositivos Windows, o que corresponde a “menos de um por cento de todas as máquinas que utilizam o sistema operacional”. O comunicado publicado pela Microsoft neste sábado ocorre após o apagão cibernético global que, segundo a mídia internacional, pode ser o maior da história.
A companhia destaca que este incidente demonstra a natureza interconectada do amplo ecossistema que a envolve – provedores globais de nuvem, plataformas de software, fornecedores de segurança e outros fornecedores de software, e clientes.
“É também um lembrete de quão importante é para todos nós, em todo o ecossistema tecnológico, priorizar a operação com implantação segura e recuperação de desastre utilizando os mecanismos que existem. Como vimos nos últimos dois dias, aprendemos, nos recuperamos e avançamos mais efetivamente quando colaboramos e trabalhamos juntos. Agradecemos a cooperação e colaboração de todo o nosso setor e continuaremos a atualizar com aprendizados e próximos passos”, afirma a gigante de tecnologia.
O comunicado também cita que a CrowdStrike ajudou a Microsoft a desenvolver uma solução escalável que ajudará a infraestrutura do Azure, da Microsoft, a acelerar uma correção para a atualização defeituosa da CrowdStrike. Além disso, a companhia diz que trabalha com a AWS e a GCP para colaborar nas abordagens mais eficazes.
“Desde o início deste evento, mantivemos comunicação contínua com nossos clientes, a CrowdStrike e desenvolvedores externos para coletar informações e acelerar soluções. Reconhecemos a interrupção que este problema causou para os negócios e nas rotinas diárias de muitas pessoas. Nosso foco é fornecer aos clientes orientação técnica e suporte para trazer de volta de forma segura os sistemas interrompidos”, acrescenta a Microsoft.
Por Caroline Aragaki
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