Press "Enter" to skip to content

Ataque russo destrói uma das maiores usinas de energia ucranianas, dizem autoridades

Um ataque robusto de mísseis e drones destruiu uma das maiores usinas de energia da Ucrânia e danificou outras instalações, disseram autoridades nesta quinta-feira, 11.

A central de Trypilska, que era o maior fornecedor de energia para as regiões de Kiev, Cherkasy e Zhytomyr, foi atingida inúmeras vezes. O transformador, as turbinas e os geradores foram destruídos, deixando a central em chamas.

À medida que o primeiro drone se aproximava, os trabalhadores esconderam-se num abrigo, salvando as suas vidas, disse Andrii Gota, presidente do conselho de supervisão da empresa estatal que gere a central, Centrenergo.

O presidente russo, Vladimir Putin, classificou a ofensiva como uma resposta aos ataques ucranianos que miraram as refinarias de petróleo russas.

A central de Trypilska fornece eletricidade a 3 milhões de clientes – mas nenhum perdeu energia porque a rede foi capaz de compensar, uma vez que a procura é baixa nesta altura do ano. Ainda assim, as consequências das greves poderão ser sentidas nos próximos meses, à medida que o uso de ar condicionado aumenta com o verão.

Pelo menos 10 outros ataques danificaram durante a noite a infraestrutura energética em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia. O ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, disse que mais de 200 mil pessoas na região, que foi atingida repetidamente, estavam sem energia.

Por Associated Press

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *