Os índices futuros de ações dos Estados Unidos e as bolsas de valores da Europa operavam em alta nesta terça-feira (21), em meio a um movimento global de recuperação das perdas da véspera. O pânico que tomou conta dos mercados na segunda-feira (20) dá lugar a um olhar mais racional sobre a variante Ômicron do coronavírus.
Investidores temem que a nova cepa possa frear a retomada da economia global esperada para 2022, mas avaliam que a vacinação em massa da população e a adaptação de diversos setores da economia à realidade pandêmica devem impedir um cenário catastrófico como o de 2020. Há ainda aqueles que enxergam a variante como um sinal de que a pandemia pode estar chegando ao fim, com o vírus se adaptando para se tornar mais transmissível e menos letal, como é o caso do epidemologista alemão Karl Lauterbach.
O mercado também espera por mais informações sobre o posicionamento dos senadores americanos com relação ao pacote de investimentos de US$ 2,2 trilhões em educação, saúde e contra mudanças climáticas proposto pelo presidente americano Joe Biden, após o senador democrata Joe Manchin declarar que não apoiará a medida.
Brasil
No cenário doméstico, diante da agenda de indicadores esvaziada, investidores acompanham a formulação do Orçamento de 2022, que deve ser votado nesta terça-feira, conforme indicou a senadora Rose de Freitas (MDB), presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO). Ainda há alguns impasses no texto, como a ausência de indicação de uma fonte de receitas para custear a reestruturação das carreiras policiais do Ministério da Justiça, pedido do governo.
Além disso, repercute a aprovação, no Senado, do projeto de lei que regulamenta a cobrança da diferença de alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) entre Estados.
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
Be First to Comment