Press "Enter" to skip to content

Proposta de imposto sobre bilionários para financiar plano de Biden enfrenta resistência

Os democratas lutaram por dias para encontrar centenas de bilhões de dólares em novas receitas aceitáveis (Foto: Karolina Grabowska/Pexels)

A Casa Branca e outros líderes democratas estão estudando propor um imposto sobre os ganhos não realizados dos bilionários, bem como um imposto mínimo sobre a renda contábil corporativa, que empresas lucrativas relatam publicamente em suas demonstrações financeiras.

Presidente do Comitê de Finanças do Senado, Ron Wyden disse que divulgaria os detalhes ainda hoje. Ele e os senadores Elizabeth Warren e Angus King delinearam um imposto corporativo mínimo durante a tarde, cuja proposta é cobrar 15% sobre a renda de cerca de 200 empresas para arrecadar centenas de bilhões de dólares.

Mas as alternativas para aumentar as taxas continuam a enfrentar ceticismo entre outros democratas, que levantaram questões sobre como a aplicação do imposto se daria na prática. O republicano Jim Himes disse estar preocupado com isso funcionaria quando bilionários perdem dinheiro.

Assegurar um acordo sobre as medidas tributárias é um passo essencial para que democratas cheguem a um consenso sobre o projeto de lei para gastos sociais e climáticos. Os líderes do partido esperam garantir um acordo ainda nesta semana, dando a Biden uma vitória legislativa enquanto ele segue para o exterior e desbloqueando o apoio político para um projeto de infraestrutura separado, de cerca de US$ 1 trilhão.

Os democratas lutaram por dias para encontrar centenas de bilhões de dólares em novas receitas aceitáveis para o senador Kyrsten Sinema, que se opõe aos aumentos nas principais taxas marginais sobre empresas, ganhos de capital e renda pessoal com que o partido contava para financiar o pacote em debate.

Centrista no partido, Joe Manchin disse ter comunicado a Biden que se opõe a uma outra proposta, que exigiria que os bancos enviassem a uma agência do Departamento do Tesouro mais informações sobre as contas dos clientes com o intuito de encontrar fraudes fiscais. Fonte: Dow Jones Newswires.

Por Washington, 26

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *