As ações da Cesp (CESP6, CESP3) subiam nesta terça-feira (19), indo na contramão do Ibovespa após o anúncio da proposta de incorporação da companhia pela Nova VTRM, joint venture criada pelo fundo de pensão canadense CPPIB e pela Votorantim, acionistas da Companhia Energética de São Paulo.
Caso a proposta seja aprovada, a VTRM incorporará 100% das ações da Cesp, e os atuais acionistas da empresa receberão participação proporcional na nova companhia, que deverá integrar o Novo Mercado da B3. A Votorantim terá 38% de participação na companhia, enquanto a CPPIB ficará com 32,1% e os acionistas minoritários receberão 29,9%.
Após a reorganização, a VTRM se tornará uma das principais companhias do setor elétrico brasileiro, com 3,3 gigawatts de capacidade instalada sob gestão. Além disso, a energia gerada será 100% renovável, proveniente de fontes hídricas e eólicas.
Visão do mercado
A notícia é vista como positiva pelo mercado, abrindo caminho para a valorização dos papéis da Cesp em um dia de pessimismo na Bolsa, com investidores preocupados com a situação fiscal do País.
Na avaliação do analista Daniel Travitzky, do Banco Safra, a operação traz uma oportunidade positiva para os atuais acionistas da companhia, que passariam a fazer parte de uma empresa muito maior com a concretização da proposta.
Com o anúncio da reestruturação societária, o Safra recomenda a compra de CESP6, com preço-alvo de R$ 33,50, o que equivale a um potencial de alta de 39,4%.
As ações preferenciais tipo B (CESP6) subiam 2,18% na B3, sendo cotadas a R$ 24,82. Já o Ibovespa caía 2,3%, aos 111.744 pontos.
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
Be First to Comment