As taxas de retorno dos títulos públicos prefixados disponíveis para compra no Tesouro Direto recuavam nesta sexta-feira (10), após o presidente Jair Bolsonaro adotar uma postura mais conciliadora com relação ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se distanciando da possibilidade de ruptura institucional e pregando harmonia entre os Poderes. A remuneração dos demais títulos rondava a estabilidade.
Bolsonaro mudou o tom do seu discurso na nota intitulada “Declaração à Nação”, divulgada na tarde de quinta-feira (9), após se reunir com o ex-presidente Michel Temer (MDB) em Brasília. Na nota, o presidente diz que suas “palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento”, e disse estar disposto a manter um diálogo permanente com os demais Poderes pela manutenção da harmonia e independência entre eles. Com o clima político amenizado após a intervenção do ex-presidente, os juros futuros recuam.
O dólar, por sua vez, oscila ante o real, após fechar em queda na véspera com o alívio pela atenuação da tensão entre os poderes. O cenário é positivo no exterior, com os Estados Unidos e a China buscando uma reaproximação.
Cotações
A remuneração do título público Tesouro Prefixado 2024 recuava a 9,97%, de 10,02% na quinta-feira (9). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia juros anuais de 10,25%, ante 10,34% no fechamento anterior.
Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 oferecia taxa de retorno anual de IPCA mais 4,58%, assim como na véspera na véspera. A rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2045 se mantinha em IPCA mais 4,73% ao ano, mesma taxa observada no último fechamento.
Títulos públicos
O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).
O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.
Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.
Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.
Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.
Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta sexta-feira:
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
Be First to Comment