As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto subiam nesta quarta-feira (8), em meio ao clima de instabilidade política após as falas do presidente Jair Bolsonaro nas manifestações de 7 de Setembro.
Em discurso feito a apoiadores que se manifestavam na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, Bolsonaro fez duras críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), e disse que não cumprirá mais nenhuma determinação do ministro Alexandre de Moraes, contra quem havia protocolado um pedido de impeachment que foi arquivado pelo Senado. As declarações do presidente e sua postura inflexível vêm despertando reações da oposição, que deve voltar a pedir o afastamento de Bolsonaro do cargo.
O dólar se valorizava ante o real e as taxas de juros subiam com o clima de insegurança que se instaurou no País após os eventos da véspera. A deflação do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), que recuou 0,14% em agosto em comparação com o mês anterior, fica em segundo plano.
Cotações
A remuneração do título público Tesouro Prefixado 2024 subia 9,82% ao ano, de 9,75% na segunda-feira (6). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia juros anuais de 10,25%, ante 10,16% no fechamento anterior.
Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 oferecia taxa de retorno anual de IPCA mais 4,61%, ante taxa de IPCA mais 4,53% observada na véspera. A rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2045 subia a IPCA mais 4,77%, de IPCA mais 4,70% no último fechamento.
Títulos públicos
O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).
O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.
Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.
Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.
Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.
Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta quarta-feira:
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
Be First to Comment