A rede de varejo Cencosud Brasil registrou na quarta-feira, 1º, um pedido de oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), com distribuição primária de ações. A empresa tem foco em operações como venda de bens de consumo e itens de primeira necessidade, tanto para consumidores finais quanto para revenda. As redes de lojas atuam no comércio de alimentos e não-alimentos, presentes em 8 Estados brasileiros, com 339 lojas ao final do segundo semestre.
A empresa diz ser o quarto maior grupo varejista alimentar no Brasil em termos de venda, com posição de liderança em Estados das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, em termos de receita de vendas. A rede consolida as operações no País do grupo chileno controlado pela Cencosud. Em 2012, a empresa adquiriu a bandeira Prezunic, com 31 lojas.
Segundo o prospecto preliminar enviado à CVM, o Grupo Cencosud é uma das maiores redes varejistas da América Latina com quase 60 anos de história e presença em cinco países do continente: a saber Chile, Argentina, Brasil, Colômbia e Peru, e que contou com US$ 14 bilhões de vendas em 2020.
De acordo com o documento, a companhia registrou lucro líquido (controlador) de R$ 39 milhões no segundo trimestre deste ano, revertendo o prejuízo de R$ 30 milhões registrado no mesmo período do ano passado. A empresa somou Ebitda de R$ 136 milhões, queda de 18,9% na comparação anual.
A Cencosud Brasil pretende utilizar os recursos captados na oferta para potenciais operações de fusões e aquisições (50%), abertura de novas lojas e reforma de estabelecimentos já existentes (35%) e investimentos para alavancar o e-commerce e a plataforma de CRM (gerenciamento de informações de clientes) e logística (15%).
A operação será coordenada por Itaú BBA, Bank of America (BofA), JP Morgan, Bradesco BBI e Santander.
Por Luísa Laval
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