Press "Enter" to skip to content

Itaú é o banco que mais se beneficia da alta na taxa Selic, diz Safra

Qualidade do crédito ainda se mantém sob controle e em níveis baixos (Foto: Itaú)

Por Ana Beatriz Bartolo

Investing.com – O Safra atualizou as suas estimativas para o Itaú, mantendo a recomendação de compra e subindo o preço-alvo para R$ 39,60 para 2022. O relatório aponta que o banco apresentou resultados fortes no 2T21 e o setor é uma boa indicação para capturar os benefícios da tendência de alta no juros.

Segundo o relatório, o Itaú Unibanco (SA:ITUB4) é o banco mais beneficiado pelo aumento da Selic no seu NII com o mercado, já que a sua tesouraria tem como política fazer hedge da exposição à taxa de juros de suas linhas de crédito, enquanto outros bancos costumam ficar mais expostos à flutuação da Selic. Assim, a alta na taxa pode elevar essa margem com a linha do mercado.

O NII do Itaú subiu para + 2,8% em 2021 e + 4,3% em 2022, após um aumento de + 3,2% e + 4,2% no volume total de empréstimos e boas perspectivas para a NII com a linha de mercado, afirmou o Safra.

Por outro lado, o banco reduziu as expectativas em 14,5% de Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa em 2021 após os números muito fortes apresentados pelo Itaú ao longo deste primeiro semestre. A qualidade do crédito ainda se mantém sob controle e em níveis baixos, o que é acompanhado pelo aumento do volume de crédito nos segmentos com menor perfil de risco, como hipotecas e crédito consignado.

Os resultados do 2T21 também mostram que o Itaú compensou o desempenho mais fraco nas receitas de serviços com um avanço na gestão de ativos, cartões de crédito e taxas de mercado de capitais. Assim, o Safra acredita que a empresa terá uma boa base de comparação em 2022 e que as despesas operacionais se manterão sob controle, mesmo com a pressão do câmbio impactando a atividade no exterior.

Participação na XP

O Itaú informou que 1º de outubro deve ser a data da assembleia de acionistas da XPart para aprovar a fusão com a Xp Inc (NASDAQ:XP).  Após a cisão, as ações do Itaú serão negociadas a 8,7x P/E 2022e, o que está em linha com o Santander Brasil (SA:SANB11) (9,0x), mas um pouco maior que o Bradesco (SA:BBDC4) (a 8,0x P / E22e), pontua o relatório.

Matéria originalmente publicada em Investing.com