A empresa de casa e decoração Westwing (WEST3) pretende reforçar sua presença física, projetando sua marca em diferentes regiões do País e expandindo sua logística com o lançamento de 6 novos hubs (espécie de centro de distribuição) até o fim do ano que vem, disse o CEO da empresa, Andres Mutschler, em entrevista ao Mercado News.
A Westwing é uma empresa que promove a “descoberta e inspiração” no setor de casa e decoração, com um retorno médio de 4 vezes por semana de seus clientes em sua plataforma digital, com 40 minutos de tempo logados. “As pessoas vêm para a plataforma, depois que elas conhecem, elas voltam organicamente“, contou o CEO da empresa que soltou um comunicado a respeito de um rumor sobre a busca da Westwing por novos sócios: “A gente, como qualquer outra empresa, está sempre monitorando, conversando sobre oportunidades”.
Ainda sobre os burburinhos, Mutschler entende que o modelo de negócios “muito diferenciado dentro do e-commerce” da Westwing acaba atraindo muito interesse. “São vários fatores, mas o principal é que no final nós temos um modelo que, diferentemente do mercado que é muito focado em ‘necessidade e busca’, a gente é focado em ‘descoberta e inspiração’, e isso acaba gerando um nível de engajamento muito alto, que é uma tendência do futuro”, afirmou, citando o custo de aquisição de cliente cada vez mais alto para vendas digitais.
Longo prazo
No segundo trimestre, a Westwing registrou um GMV (valor bruto de mercadoria) 14% maior do que o segundo trimestre de 2020 – mais que o dobro ante 2019 -, com a receita líquida crescendo 50,5%. Já o lucro caiu de mais R$ 15 milhões para R$ 596 mil na mesma base. Segundo o CEO, isso ocorreu pois a empresa teve um reconhecimento de imposto diferido no exercício anterior que acabou empurrando para cima o resultado líquido do segundo trimestre de 2020.
Mas o foco da empresa é gerar um bom crescimento do negócio, principalmente no médio e longo prazo. Em seus planos está o lançamento de um hub em Brasília até o fim do ano, um Hub em Belo Horizonte até o começo do ano que vem e no total 6 hubs – contando com o já lançado no Rio de Janeiro, em julho – até o fim do ano que vem. Além disso, a Westwing está “planejando a todo vapor” o lançamento de até 5 lojas ainda esse ano, e 15 lojas até o fim do ano que vem. No Rio de Janeiro irão lançar um total de 3 lojas, 2 ainda neste ano.
Também nos projetos de crescimento da empresa, que envolvem o aumento do sortimento de produtos na plataforma com itens de moda e lifestyle, está o Westwing Design, uma espécie de serviço de consultoria e de design de interiores, em que o cliente poderá “transformar sua casa sem quebrar parede”. O projeto será lançado dentro das próximas semanas.
“É um serviço que você transforma a sua casa. Muito econômico. O plano mais barato vai custar pouco menos de R$ 100”, disse Mustchler. Mais um elemento que se soma à estratégia da empresa que, segundo ele, tem 3 pilares: acelerar o core business, expandir o mercado endereçável e investir mais em private label (marca própria).
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