As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto subiam nesta terça-feira (3), refletindo a preocupação dos investidores com o clima de instabilidade trazido pela delicada situação fiscal do País e pelos ataques do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral brasileiro.
O clima é de instabilidade e insegurança no Brasil. O dólar disparou ante o real e os juros futuros passaram a subir após novas críticas de Bolsonaro ao ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Barroso, dentre as quais o presidente declarou que “não serão admitidas eleições duvidosas no ano que vem”. O TSE aprovou na noite de segunda-feira (2) a abertura de um inquérito administrativo para investigar as declarações de Bolsonaro, e pediu ainda a inclusão do presidente no chamado “inquérito das fake news” que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.
A instabilidade política soma-se à fragilidade das contas públicas brasileiras, em meio ao risco de rompimento do teto de gastos para sustentar um aumento do valor do Bolsa Família e à aceleração da inflação no país. Os investidores agora voltam suas atenções à reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que tem início nesta terça-feira e se encerra na quarta-feira (4), quando a taxa Selic deve ser divulgada.
Cotações
A remuneração do título público Tesouro Prefixado 2024 subia a 9,01% ao ano, de 8,90% na segunda-feira (3). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia juros anuais de 9,34%, ante 9,21% no fechamento anterior.
Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 oferecia taxa de retorno anual de IPCA mais 4,17%, ante taxa de IPCA mais 4,07% observada na véspera. A rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2045 subia a IPCA mais 4,44% ao ano, em comparação com IPCA mais 4,32% no último fechamento.
Títulos públicos
O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).
O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.
Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.
Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.
Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.
Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta terça-feira:
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
Be First to Comment