O principal índice de ações da B3 cai mais de 1% no início dos negócios nesta segunda-feira (19), refletindo a aversão ao risco em todo o mundo, mediante o receio de que um possível ressurgimento da pandemia possa comprometer a recuperação da economia global.
As bolsas europeias, asiáticas e os índices em Wall Street apontavam para baixo, assim como as cotações de commodities metálicas e do petróleo. No caso do óleo bruto, pesa o acordo finalmente firmado entre os membros da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) para elevar a produção do cartel já a partir de agosto.
Em paralelo, a temporada de resultados das empresas referentes ao segundo trimestre prossegue nesta semana no exterior, com bons números podendo fornecer algum alívio aos investidores em meio às preocupações com o crescimento da economia mundial.
Por volta de 10h35 (horário de Brasília), o Ibovespa recuava 1,19%, aos 124.460 pontos, sentindo a queda de 1,4% das ações da Petrobras (PETR3, PETR4), que acompanham a baixa do petróleo.
A cotação da commodity recuava 3,4% em Londres, com o barril tipo Brent valendo US$ 71,10.
Já o índice europeu Euro Stoxx 600 caía 2,4%. Na Bolsa de Nova York, os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq perdiam mais de 1,3%.
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
Be First to Comment