O Ibovespa tem oscilado entre 125 mil pontos e 128 mil pontos desde o início de julho, com a maioria dos gestores de fundos projetando que o principal índice de ações da B3 deve terminar 2021 acima de 130 mil pontos, segundo pesquisa do Bank of America. Pensando em toda a Bolsa além do Ibovespa, há papéis cujo potencial teórico de alta é muito maior.
São aqueles que estão neste momento valendo menos do que o seu patrimônio líquido. De acordo com ranking compilado pela Guide Investimentos, há 22 empresas que negociam abaixo do valor patrimonial.
Para realizar o levantamento, a equipe de analistas da corretora utilizou o indicador de preço sobre valor patrimonial da ação (P/VPA). Isso quer dizer que quando o P/VPA estiver abaixo de 1, a empresa vale em Bolsa menos do que o seu patrimônio líquido – ou seja, bens e direitos menos dívidas.
Oportunidade ou crise?
Em alguns casos, a depender do contexto, o indicador P/VPA pode indicar uma oportunidade ao investidor ao sugerir que determinada ação está barata.
Em outros casos, no entanto, vai revelar que o mercado está receoso quanto ao papel daquela empresa. “Em momentos de crises muito graves, por exemplo, diversas empresas são negociadas abaixo do valor patrimonial devido à aversão generalizada dos investidores ao risco”, diz o analista Luis Sales, em relatório.
O estudo leva em conta dados do fechamento de 1 de julho.
Veja a lista de 22 empresas negociando abaixo do valor patrimonial:
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
Be First to Comment