A Kepler Weber obteve economia de aproximadamente R$ 2 milhões em 2020 após reduzir em 8,6% o desperdício de aço. A empresa mobilizou vários setores de suas duas plantas, em Campo Grande (MS) e Panambi (RS), em um comitê, e estimulou colaboradores a identificar pontos de desperdício do aço e sugerir mudanças, segundo nota da companhia.
“A partir da sinalização dos colaboradores, percebemos que era possível melhor aproveitar cada chapa de aço se mudássemos o desenho dos cortes de um dos itens usados na construção de silos, por exemplo. Isso permitiu ampliar a produção de peças, de 6 para 29, com uma única chapa”, disse o gerente Industrial e de Inovação da Kepler Weber, Fabiano Schneider, no comunicado. “O aço é a nossa principal matéria-prima, responsável por cerca de 50% do custo final do nosso produto.”
Com o programa, o desperdício de aço caiu de 14% em 2019 para 12,7% no ano passado.
O volume utilizado na indústria em 2019 e 2020 se manteve estável em 5,2 mil toneladas, enquanto a produtividade aumentou 12%, de acordo com a empresa.
Outro efeito da iniciativa é que mais de 500 toneladas de aço deixaram de ser descartadas no ano passado nas duas unidades da Kepler.
Schneider lembra que a empresa já fazia o descarte correto do material, por meio da reciclagem. Além disso, a economia financeira gerada pelo melhor uso da matéria-prima retorna como benefício aos colaboradores por meio do Programa de Participação nos Lucros.
Por Clarice Couto
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
Be First to Comment