O Ibovespa operava em queda de 2% nesta terça-feira (2), em reflexo de incertezas sobre a PEC da volta do auxílio emergencial, a pressão por restrições de circulação devido à pandemia de Covid-19 e diante da forte baixa das ações da Petrobras (PETR3, PETR4).
—> Gostou desta notícia?
Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail
O principal índice de ações da Bolsa brasileira chegou a ampliar as perdas na faixa dos 107 mil pontos diante da informação de que o presidente, Jair Bolsonaro, agendara um pronunciamento para 20h30. O discurso, no entanto, foi cancelado, segundo fontes.
Mesmo com a alta do preço do petróleo no exterior, as ações da Petrobras enfrentam forte desvalorização. Pesam sobre os papéis da empresa a fala do ministro da Economia, Paulo Guedes, a respeito da ideia de se criar um fundo com ativos da Petrobras para transferência de recursos para os mais pobres, elevando os temores de ingerência política na estatal.
As ações dos bancos também operam em baixa com o anúncio do aumento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) dos bancos 20% para 25%, como forma de compensação à desoneração do diesel e do gás de cozinha. Analistas veem a elevação temporária do tributo como negativa, mas há quem veja certo exagero na reação do mercado.
Outro ponto de preocupação no mercado está relacionado ao avanço da Covid-19 no País, com expectativa de adoção de lockdown em diversas localidades, inclusive em São Paulo.
Cotações
Por volta de 12h05 (horário de Brasília), o Ibovespa recuava 2,04%, aos 108.086 pontos.
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
Be First to Comment