Press "Enter" to skip to content

‘Estamos trabalhando duro por acordo pós-Brexit’, diz ministro irlandês

(Foto: Shutterstock)

O ministro das Finanças da Irlanda, Paschal Donohoe, disse nesta quinta-feira (17) que as autoridades estão trabalhando duro para que haja um acordo pós-Brexit. Para o ministro, a falta de um pacto levaria a uma piora significativa dos indicadores econômicos na Irlanda, em especial do emprego. “Nós temos que trabalhar para evitar que isso aconteça”, disse.

—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

Na avaliação de Donohoe, caso não seja possível alcançar um consenso, o país terá um nível de crescimento muito baixo no próximo ano. Segundo fontes legislativas à AFP, nesta quinta-feira, o principal negociador da União Europeia para um acordo pós-Brexit, Michel Barnier, disse ser possível alcançar um entendimento até sexta-feira (18).

Em entrevista à rádio irlandesa Teilifís Éireann, Donohoe afirmou esperar que o auxílio governamental para manutenção dos empregos e para pessoas desempregadas deve continuar durante o ano de 2021. Ele, contudo, preferiu não responder se uma medida similar seria posta em prática caso as tentativas de um acordo pós-Brexit entre Reino Unido e União Europeia sejam frustradas.

Segundo Donohoe, o governo irá avaliar o avanço da crise da covid-19 no país e, caso haja uma melhora nos indicadores, ajustar o valor pago aos cidadãos de acordo, porém sem suspender os pagamentos.

Isolamento

O ministro afirmou também não ser possível dar uma garantia absoluta de que o governo do país irá relaxar as medidas de isolamento para evitar a transmissão do novo coronavírus nestas festas de fim de ano. Entre as medidas, Donohoe declarou ser vital que as pessoas minimizem o contato durante as festividades.

Por Pedro Caramuru

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *